domingo, 12 de abril de 2015

O Objetivo da Ciência

A ciência não se considera dona da verdade absoluta e inquestionável. A partir do racionalismo crítico, todas as suas "verdades" podem ser quebradas, bastando apenas um pingo de evidência. A ciência pois cria modelos e destes tira conclusões acerca da realidade intrínseca e inerente ao universo natural, valendo-se para tal de observaçõescautelosas da natureza, de experimentação, e dos fatos destas resultantes.
A ciência não é uma fonte de julgamentos de valores subjetivos [Nota 1] , apesar de poder certamente tomar parte em casos de ética e política pública ao enfatizar as prováveis conseqüências naturais das ações tomadas. O que alguém projeta não apenas a partir de hipóteses científicas válidas mas também a partir de bases oriundas de outras áreas de conhecimento que não as científicas não se configura em um tópico científico, e o método científico não oferece qualquer assistência ou corroboração para quem deseja fazê-lo dessa maneira. A justificativa científica - via refutação - para muitas coisas é, ao contrário, frequentemente exigida e, por questão de lógica, espera-se que válida, mesmo em áreas fora da ciência. Faz-se claro contudo que, nestes casos, os valores dos julgamentos sobre o que concerne à ciência - tais como veracidade e cientificidade da questão - são intrínsecos à ciência.
O objetivo subjacente - o propósito da ciência para a sociedade e indivíduos - é o de produzir modelos úteis da realidade. Tem-se dito que é virtualmente impossível fazerem-se inferências a partir dos sentidos humanos que realmente descrevam o que "é". Por outro lado, como dito, a ciência pode fazer predições baseadas em em teorias oriundas dasobservações, e é inegável que essas predições geralmente beneficiam a sociedade ou indivíduos humanos que fazem uso delas; por exemplo, a física Newtoniana, e em casos mais extremos a relatividade, nos permitem compreender e predizer desde a dinâmica de uma uma bola de bilhar e o efeito que terá em outras até trajetórias de sondas espaciais e satélites. Do efeito em uma bola de futebol ao voo de um avião passando certamente pela construção de casas e edifícios, deve-se muito à mecânica de Newton. As ciências sociais nos permitem predizer (com acurácia limitada até agora) coisas como a turbulência econômica e também permitem melhor entender o comportamento humano, o que leva à produção de modelos úteis da sociedade e consequências como a elaboração de políticas governamentais mais adequadas visto que encontram-se empiricamente suportadas. A Física, aQuímica e a Biologia juntas têm transformado nossa vida diária ao fornecerem a estrutura tecnológico-científica necessária para se transferir o árduo labor antes diretamente posto pela natureza sobre nossos ombros à maquinaria auxiliar que hoje nos cerca. Nos tempos modernos, essas disciplinas científicas segregadas estão cada vez mais sendo utilizadas conjuntamente a fim de produzirem-se modelos e ferramentas cada vez mais complexos.
Em resumo, a ciência produz modelos úteis sobre o universo natural os quais nos permitem fazer predições e construir equipamentos de apoio cada vez mais úteis. A ciência tentadescrever o que é e procura dizer o que pode ser, mas não é capaz de impor o que é ou o que será - o que é impossível de se fazer, para razões naturais. Procura fazer com que a natureza jogue a nosso favor [Nota 10] , e não contra nós, sem contudo afrontá-la. A ciência é uma ferramenta útil… é um corpo crescente de entendimento que nos permite identificarmo-nos mais eficazmente com o meio ao nosso redor e nos permite decidir sobre a melhor forma de adaptarmo-nos e evoluirmos como uma sociedade unida, contudo independentemente.

sábado, 11 de abril de 2015

O experimento de Pasteur

Você aprendeu que Pasteur ( Louis Pasteur ) ferveu caldo de carne em um  balão de vidro com gargalo em forma de S. Responda:


  • O que Pasteur pretendia provar com esse experimento?- Resposta: Que os microrganismos estão presentes no ar.


  • Por que foi importante deixar o vidro aberto?- Resposta: Foi importante porque por ter quebrado o vidro, chegou á resposta de seu experimento, assim, provando que os microrganismos estão presentes no ar.


Alguns agricultores envolvem a goiaba ainda verde com um saquinho de papel parafinado, que é fechado e amarrado no ramo da árvore. Em que isso ajuda a evitar o aparecimento do bicho da goiaba?

Essa técnica ajuda a impedir que as moscas coloquem ovos na casca da goiaba, gerando larvas que vão entrar na fruta.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Em um vidro fechado, uma formiga pode viver mais tempo com uma planta do que sem ela.

O tempo da vida da formiga será determinado pelo tempo de vida da planta.

Os animais continuariam a existir se todos os seres autotróficos morressem? Por quê?

Não. Porque os seres Heterotróficos ( os animais ), dependem dos açúcares e de outras substâncias produzidas pelos vegetais e por outros animais.( Dependem dos vegetais para se alimentar ).

Uma pessoa afirmou que poderia viver de luz, como as plantas. Explique por que essa pessoa está errada.

Porque não realizamos a fotossíntese como as plantas. Nossa energia é produzida através da respiração celular e da alimentação.

Em geral, as células não aumentam de tamanho. Então, como é possível que o seu corpo cresça?

Ao longo do crescimento, as células se multiplicam com os nutrientes ingeridos dos alimentos. Por isso o corpo necessita da alimentação. Quanto mais nutrientes, mais células, e melhor desenvolvimento de crescimento.

Você aprendeu que a célula pode ser dividida em três partes principais. Escreva o nome de cada uma, de acordo com a função que ela desempenha:


  • Controla a entrada e a saída de substâncias.- Resposta: Membrana Plasmática.
  • Contém os cromossomos.- Resposta: Núcleo.
  • Contém as organelas.- Resposta: Citoplasma.

Por que dizemos que a célula é unidade da vida?

Porque ela nasce, cresce, se reproduz e morre.

Como os cientistas conseguem estudar as células considerando que elas são tão pequenas?

Os cientistas estudam através do microscópio, que possibilita o estudo delas.