A Ciência que você estuda agora,no blog onde você vai encontrar exatamente o que você precisa!
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016
Platelmintos
Os platelmintos que causam doenças, como a solitária e o esquistossomo, são vermes parasitas, ou seja, que vivem à custa de outros seres vivos.
Mas existem vários platelmintos que vivem livremente e podem ser encontras em ambientes aquáticos-na-água do mar ou na água doce; ou em terra úmida. Um exemplo são as várias espécies de planária, que podem medir de alguns milímetros a 60 centímetros de comprimento.
As tênias, ou solitárias, são platelmintos parasitas que passam parte de seu ciclo de vida no intestino delgado humano e provocam uma doença chamada Teníase.
A maioria delas mede entre 3 metros e 8 metros de comprimento e têm a aparência de uma longa fita.
A tênia fecunda a si própria (autofecundação) dobrando o corpo e unindo dois segmentos para trocar espermatozoides. Após a fecundação, os segmentos maduros, isto é, cheios de ovos, se desprendem do corpo do verme e saem com as fezes do hospedeiro.#BônusFérias
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016
Cnidários
O corpo de alguns cnidários, como a actínia ou anêmona-do-mar, os corais e a hidra, são cilíndricos com uma abertura na parte superior, que corresponde à boca. Em geral são sésseis (não se deslocam voluntariamente do seu ponto de fixação) ou então se movimentam pouco. Cnidários com essa forma corporal são chamados de polipos.
O corpo dos cnidários é recoberto por um tecido denominado epiderme. Nele existem células especializadas, chamadas cnidócitos ou cnidoblastos, que estão mais concentradas nos tentáculos.
Dentro dos cnidócitos há uma cápsula, o nematocisto. Ele contém uma espécie de fio enrolado com uma ponta que funciona como um arpão.
Nos cnidários encontram-se duas formas de reprodução: a assexuada e a sexuada. #BônusFérias
Poríferos
O corpo das esponjas é cheio de poros (aberturas). Ele é um pouco diferente do corpo dos outros animais, pois não têm órgãos nem tecidos típicos, por exemplo. Outra diferença: esses animais são também os únicos que não possuem células nervosas.
As esponjas são organismos aquáticos sem meios de locomoção.
Dentro da esponja há células com um fio, o flagelo. Essas células movimentam o flagelo e fazem uma corrente de água penetrar pelos poros do corpo do animal. A água que atravessa os poros passa pela cavidade central do corpo das esponjas, o átrio, e sai por uma abertura situada na parte de cima, o ósculo. As esponjas são chamadas de ANIMAIS FILTRADORES, pois o corpo delas parece uma peneira a filtro: à medida que a água passa por seus poros, as pequenas partículas de alimento são retidos. #BônusFérias
Fungos
Assim como as bactérias, os fungos são importantes decompositores. Eles se alimentam de substâncias orgânicas de folhas mortas, de cadáveres e de outros resíduos orgânicos que se encontram no solo e na água. Dessa forma, devolvem os sais minerais e a água ao ambiente, contribuindo para a reciclagem da matéria.
Existem muitos outros fungos parasitas de plantas, que podem destruir plantações inteiras. E há também fungos parasitas de animais, como aqueles que se instalam no corpo humano e causam a frieira, a micose, a candidíase oral (o popular "sapinho") e outras doenças semelhantes.
Outros são utilizados na fabricação de álcool, bebidas alcoólicas, pães, queijos e antibióticos.
Por terem características próprias, que não são encontradas em outros seres vivos, os fungos foram classificados em um reino só deles: o reino fungi. #BônusFérias O fungo da laranja, também conhecido como fungo de casca de laranja ou Aleuria aurantia, tem uma aparência distinta.
terça-feira, 2 de fevereiro de 2016
As Bactérias
As bactérias são organismos unicelulares. As bactérias que provocam doenças são chamadas de bactérias patogênicas (patas significa 'doença'; gênica significa 'que gera', que produz).
Dizemos que são procariontes ou procariotos. Ao redor da membrana da célula há um envolvitório que protege a bactéria; (parede celular). Algumas bactérias apresentam filamentos, os filamentos, que permitem o deslocamento da célula por movimentação de rotação.
Algumas são esféricas e recebem o nome de cocos; outras têm a forma de um bastão; são os bacilos. Há ainda os vibriões, bactérias que parecem vírgulas. E algumas, como as espiroquetas, têm a forma de hélice, como um saca-rolhas. A maioria das bactérias são heterotróficas, mas há certas bactérias que são autotróficas. #BônusFérias
Os Vírus
Os vírus não são formados por células, não respiram nem se alimentam como os outros seres.
Por serem muito menores, até menores que as bactérias, os vírus não podem ser vistos nem mesmo com o auxílio do mais potente microscópio óptico.
A organização dos vírus é muito simples: eles são envolvetórios ou cápsulas de proteína (ás vezes, apresentam substâncias adicionais) que abrigam material genético.
Por apresentarem uma organização muito simples, os vírus não têm como produzir as próprias proteínas.
A reprodução de um vírus é chamado de BACTERIÓFAGO. #BônusFérias
Um músculo contém: as células musculares, células capazes de se contrair; vasos sanguíneos, que levam alimento e oxigênio para as células; nervos, que dão o sinal para a contração do músculo, e o tecido conjuntivo que contém gordura, proteínas e vários tipos de célula. Com base nessas informações, responda: O músculo é um tecido, um gorgão ou um sistema? Justifique sua resposta.
O músculo é um órgão, já que formado por vários tecidos, como o tecido muscular, o tecido conjuntivo, o tecido nervoso e o sangue.
Você conhece o ditado "Uma andorinha só não faz verão"? De fato, as andorinhas voam sempre em grandes grupos e migram de regiões mais frias para regiões mais quentes em certas épocas do ano. Mas não é isso que o ditado quer dizer. Os ditados populares tentam passar algum ensinamento. Como você poderia relacionar esse ditado com algo que estudou e que se refere a células, tecidos e órgãos?
O ditado pode ser aplicado ao fato de que uma única célula não consegue realizar determinada função. É preciso que um conjunto de células atue, formando um tecido ou um órgão, para que a função seja executada.
Célula Vegetal
Os nomes citados na imagem acima fazem parte da célula vegetal, assim contendo funções, as postagens anteriores do blog que estão com o marcador de "Bônus_Férias_CV" explicam a função de cada um destes nomes acima. Obrigada. - A Ciência na Net
Parede Celular
A parede Celular é uma estrutura rígida, que confere à célula uma maior definição de forma e também de rigidez. Essa rigidez é formada como caixas que circundam, protegem e dão forma a cada uma de suas células. #BônusFérias
Ribossomo
Os ribossomos são grânulos livres imersos no hialoplasma das células procarióticas e eucarióticas e também aderidos ao retículo endoplasmático, recebendo a denominação de retículo granular. Quando participam da síntese celular, essas estruturas permanecem agrupadas ao filamento de RNA mensageiro, formando os polissomos. #BônusFérias
Vacúolo
O vacúolo é um espaço grande presente na célula vegetal. Neste espaço, que é uma espécie de bolsa, há um fluido aquoso conhecido como suco celular.
Os vacúolos estão localizados no citoplasma da célula. Assim como as outras organelas celulares, os vacúolos também possuem uma importante função para o funcionamento da célula. Além de atuarem como reservatório de substâncias, também fazem a regulação das trocas de água que ocorrem no processo de osmose. #BônusFérias
Cloropasto
Os cloroplastos são as organelas mais importantes do grupo dos plastos ou plastídeos, classificados como cromoplastos, pois possuem pigmentos coloridos. Nesse grupo há também os leucoplastos, que são incolores e não fazem fotossíntese, como os amiloplastos, que armazenam amido, e os oleoplastos, que armazenam óleo.
#BônusFérias
Assinar:
Postagens (Atom)