A Ciência que você estuda agora,no blog onde você vai encontrar exatamente o que você precisa!
sexta-feira, 22 de abril de 2016
Artrópodes: Crustáceos, Aracnídeos, Diplópodes e Quilópodes
~>CRUSTÁCEOS:A maioria dos crustáceos vive na água, principalmente no mar. Algumas espécies, como o tatuzinho de jardim, a batata-da-praia e certos caranguejos, vivem na terra, mas precisam manter as brânquias úmidas.
~>ARACNÍDEOS:As aranhas e os escorpiões podem ser perigosos para o ser humano. A maioria deles não nos causam nenhum mal. São eficientes predadores de insetos. Esses animais são aracnídeos. E a esse grupo pertencem também os carrapatos, que se alimentam do sangue de outros animais.
~>QUILÓPODES E DIPLÓPODES: Os grupos dos quilópodes (lacraias ou centopeias) e das diplópodes (embuás ou piolhos-de-cobra) reúnem animais muito parecidos. O corpo dos representantes de ambos os grupos é alongado, tem muitos segmentos e vários pares de pernas. Por isso, esses animais costumam ser reunidos também no grupo dos miriópodes. Quilópodes e diplópodes são terrestres, e seu corpo é dividido em CABEÇA e TRONCO.
sexta-feira, 15 de abril de 2016
Psiu!
A Ciência na Net está em constante atualização e está trazendo matérias cada vez mais completas, nos visite quando quiser! Ele foi feito pra você!
quinta-feira, 14 de abril de 2016
~> Matando Tempo
Realmente são imensas coisas a se estudar, a aprender e.....É bom ter com quem contar na hora do desespero, não é mesmo? Prova chegando, trabalhos a serem entregues e você vai afundando em um mar de deveres? Nada disso, aqui você se atualiza, se informa e ainda tem uma noção de como é através das imagens que a gente separada pra você. Estamos em uma caminhada, e ao longo deste percurso, trazendo questões mais completas!
Ah mas estudo, é só disso que a gente fala? Nina-nina-não. Vai curtir a vida também, focar nos estudos é NECESSÁRIO mas estudar DEMAIS? Talvez. Brincadeira, a vida não é só estudos, a verdade é que a vida tem tempo e você pode matar tempo assim como estamos fazendo! Hahahah a vida há de ser doce quando optamos pelo granulado! Oi? Bom, falamos demais, okay? Hahahah até o próximo Matando Tempo!!
Insetos: Os Artrópodes mais numerosos
Besouros são insetos e pertencem ao filo dos artrópodes. Mais de 1,6 milhão de espécies de artrópodes já foram identificados e descritos. O número de espécies desse filo é maior que o total de espécies de todos os outros animais. O esqueleto de um artrópode é uma carapaça conhecida por CUTÍCULA, feita de proteínas e de uma substância resistente chamada de QUITINA. Como envolve o corpo do animal pelo lado de fora, ela é chamada de exoesqueleto. A rigidez da carapaça é importante porque dá proteção aos artrópodes, mas isso também poderia dificultar seus movimentos. No entanto, apesar da carapaça, eles costumam ser bastante ágeis. O corpo dos artrópodes em fase de crescimento aumenta de tamanho, mas seu exoesqueleto, que não cresce, não o acompanha. Por isso, em certos períodos da vida, os artrópodes abandonam o exoesqueleto, crescem e fabricam outra maior: Esse processo é chamado de MUDA.
Moluscos
O corpo mole, que dá nome ao filo, é característica de todos os representantes do grupo. Mas, apesar do corpo macio, que atrai a atenção de predadores, os moluscos possuem defesas. Uma delas é a concha de calcário, que está presente na maioria desses animais. Na classe dos gastrópodes estão os caramujos (aquáticos- em geral são marinhos, mas também são encontrados em água doce), os caracóis (geralmente terrestres, têm a concha mais fina que a dos caramujos) e as lesmas (terrestres e marinhas). Na cabeça do caracol ficam os órgãos dos sentidos: ele possui tentáculos com olhos e tentáculos especializados no olfato e no tato. Na cabeça também está a boca, na qual, em muitos moluscos, existe uma língua com dentes de quitina (uma substância dura), chamada de RÁDULA.
Anelídeos
A musculatura de cada anel da minhoca pode contrair-se separadamente, desse modo, ela consegue encurtar uma parte do corpo e esticar a outra, o que a ajuda a cavar túneis, e a se deslocar no solo.
As minhocas se alimentam de detritos orgânicos, principalmente vegetais, que são ingeridos com terra. Armazenam o alimento no papo e depois o trituram na moela. Elas respiram pela pele, a chamada respiração cutânea. O oxigênio é transportado até as células pelo sangue combinado com uma substância vermelha, a hemoglobina. As minhocas não possuem olhos, mas têm células sensoras espalhadas pela pele de todo o corpo. São hermafroditas, mas não se reproduzem sozinhas. Quando duas minhocas se unem, elas trocam espermatozoides. E cada minhoca armazena temporariamente os espermatozoides que recebeu da outra.
Nematoides
O corpo dos nematoides tem forma delgada, pontas afiladas e musculatura desenvolvida. São essas características que os tornam capazes de dar "chicotadas" no ar. Por isso esses vermes podem enfiar-se facilmente entre os grãos do solo ou atravessar os tecidos de outros seres vivos.
Ao contrário dos platelmintos, os nematoides possuem um tubo digestório completo, ou seja, com duas aberturas: uma delas, a boca, para a entrada do alimento, e a outra, o ânus, para a saída dos restos não digeridos.
O Ascaris lumbricoides, nome científico da popular lombriga, ataca 25% da população mundial, provocando a ASCARÍASE ou ASCARDÍASE.
As lombrigas podem ser consideradas gigantes entre os nematoides, pois medem entre 15 e 40 centímetros de comprimento, comprida né? Pois então, ela é comprida assim como a maioria dos nematoides, esses vermes têm sexos separados.
Acima, a imagem de um Nematoide de vida livre (que não é parasita)
Heey galera!
Eaí, como vão os estudos? Tudo certo? Como está indo em biologia/ciências? A Ciência na Net está embarcando para melhor desenvolvimento e desempenho, mas agora, falando sério como vão suas notas? Ainda é cedo pra falar? Ah mas pra estudar nem um pouco! Eu Yasmin Araujo vim aqui pra dar um alô pra você que estuda ou não, mas se informa! Fique a vontade para vasculhar o blog! Ele foi feito pra vôce! Acesse quando quiser, palpite, leia, comente, simplesmente o aproveite! Até a próximo recado, não vai perder hein!
Assinar:
Postagens (Atom)