A Ciência que você estuda agora,no blog onde você vai encontrar exatamente o que você precisa!
domingo, 10 de julho de 2016
Répteis
A pele dos répteis é grossa, seca (sem glândulas mucosas) e impermeável, pois apresenta uma camada de células ricas em queratina.
Em vez da pele fina com glândulas produtoras de muco, como nos anfíbios, os répteis possuem uma pele recoberta de escamas (em serpentes e lagartos), placas (em jacarés e crocodilos) ou carapaças (em tartarugas e cágados) . A circulação do sangue nos répteis é semelhante à dos anfíbios: o coração possui dois átrios e um ventrículo parcialmente dividido (crocodilos e jacarés possuem dois ventrículos) e impulsiona o sangue para os pulmões e para o corpo. Além da pele impermeável, dos pulmões bem desenvolvidos e da excreção utilizando pouca água, outras duas características dos répteis que favorecem a conquista do ambiente terrestre são: a fecundação interna e o desenvolvimento do embrião dentro de um ovo com casca.
terça-feira, 24 de maio de 2016
Anfíbios
Ao longo do tempo, surgiram, por evolução, os ancestrais dos atuais anfíbios. Esses vertebrados possuíam uma série de adaptações que lhes permitiam se deslocar, comer e respirar fora da água. Os primeiros vertebrados terrestres conseguiram sobreviver no novo ambiente especialmente por causa do fortalecimento da coluna vertebral e do desenvolvimento dos ossos e músculos dos membros locomotores, que permitem a muitos anfíbios dar longos saltos. Fora da água, esses membros sustentam e deslocam o corpo com muito mais eficiência do que as nadadeiras. Os anfíbios e os demais vertebrados terrestres respiram através dos pulmões, estruturas respiratórias. Além disso, como ficam dentro do corpo desses animais, os pulmões estão mais protegidos contra a perda de água (desidratação) do que as brânquias. Os pulmões dos anfíbios não têm área suficiente para absorver todo o oxigênio de que o animal precisa nos momentos de maior atividade.
Peixes
Os peixes, assim como os demais vertebrados, possuem um esqueleto interno com uma coluna vertebral. A maioria dos peixes possui esqueleto formado por ossos e pertence à classe dos OSTEÍCTES. Mas existem também peixes que têm o esqueleto feito de cartilagem (tecido de sustentação mais mole que o osso, encontrado, por exemplo, na orelha e no nariz dos seres humanos). Esses peixes, representados pelos tubarões e pelas raias, formam a classe dos CONDRICTES. Quase todos os peixes possuem mandíbulas ou maxilas-peças de osso ou cartilagem, geralmente com dentes, com as quais o peixe morde e mastiga o alimento. Os peixes respiram por BRÂNQUIAS (também chamadas de GUELRAS), que são lâminas finas e cheias de sangue. A água, que contém oxigênio dissolvido, entra pela boca do peixe e sai por aberturas existentes na faringe, as FENDAS BRANQUIAIS Acima, a imagem de um cavalo-marinho macho com ovos no abdome.
Equinodermos
Os equinodermos são todos marinhos. Em geral, medem apenas alguns centímetros de diâmetro, mas há uma espécie de estrela-do-mar que chega a 1 metro. O corpo dos equinodermos pode ser dividido em várias partes iguais ou equivalentes. Essa característica, presente também nos cnidários, recebe o nome de SIMETRIA RADIAL, ou RADIADA. No interior do corpo, os equinodermos têm uma rede de canais pela qual circula a água do mar. Desses canais saem pequenos tubos musculares, que se projetam para fora do corpo do animal: são os PÉS AMBULACRÁRIOS, ou AMBULACRAIS, com os quais ele se desloca lentamente. Os equinodermos possuem cinco classes principais. A mais conhecida é a das asteroides, representadas pelas estrelas-do-mar. Esses animais possuem grande poder de regeneração. Quando um braço é arrancado, ele nasce novamente. E se no braço arrancado houver um pedaço da parte central da estrela, ele dará origem a uma nova estrela-do-mar, completa.
sexta-feira, 22 de abril de 2016
Artrópodes: Crustáceos, Aracnídeos, Diplópodes e Quilópodes
~>CRUSTÁCEOS:A maioria dos crustáceos vive na água, principalmente no mar. Algumas espécies, como o tatuzinho de jardim, a batata-da-praia e certos caranguejos, vivem na terra, mas precisam manter as brânquias úmidas.
~>ARACNÍDEOS:As aranhas e os escorpiões podem ser perigosos para o ser humano. A maioria deles não nos causam nenhum mal. São eficientes predadores de insetos. Esses animais são aracnídeos. E a esse grupo pertencem também os carrapatos, que se alimentam do sangue de outros animais.
~>QUILÓPODES E DIPLÓPODES: Os grupos dos quilópodes (lacraias ou centopeias) e das diplópodes (embuás ou piolhos-de-cobra) reúnem animais muito parecidos. O corpo dos representantes de ambos os grupos é alongado, tem muitos segmentos e vários pares de pernas. Por isso, esses animais costumam ser reunidos também no grupo dos miriópodes. Quilópodes e diplópodes são terrestres, e seu corpo é dividido em CABEÇA e TRONCO.
sexta-feira, 15 de abril de 2016
Psiu!
A Ciência na Net está em constante atualização e está trazendo matérias cada vez mais completas, nos visite quando quiser! Ele foi feito pra você!
quinta-feira, 14 de abril de 2016
~> Matando Tempo
Realmente são imensas coisas a se estudar, a aprender e.....É bom ter com quem contar na hora do desespero, não é mesmo? Prova chegando, trabalhos a serem entregues e você vai afundando em um mar de deveres? Nada disso, aqui você se atualiza, se informa e ainda tem uma noção de como é através das imagens que a gente separada pra você. Estamos em uma caminhada, e ao longo deste percurso, trazendo questões mais completas!
Ah mas estudo, é só disso que a gente fala? Nina-nina-não. Vai curtir a vida também, focar nos estudos é NECESSÁRIO mas estudar DEMAIS? Talvez. Brincadeira, a vida não é só estudos, a verdade é que a vida tem tempo e você pode matar tempo assim como estamos fazendo! Hahahah a vida há de ser doce quando optamos pelo granulado! Oi? Bom, falamos demais, okay? Hahahah até o próximo Matando Tempo!!
Insetos: Os Artrópodes mais numerosos
Besouros são insetos e pertencem ao filo dos artrópodes. Mais de 1,6 milhão de espécies de artrópodes já foram identificados e descritos. O número de espécies desse filo é maior que o total de espécies de todos os outros animais. O esqueleto de um artrópode é uma carapaça conhecida por CUTÍCULA, feita de proteínas e de uma substância resistente chamada de QUITINA. Como envolve o corpo do animal pelo lado de fora, ela é chamada de exoesqueleto. A rigidez da carapaça é importante porque dá proteção aos artrópodes, mas isso também poderia dificultar seus movimentos. No entanto, apesar da carapaça, eles costumam ser bastante ágeis. O corpo dos artrópodes em fase de crescimento aumenta de tamanho, mas seu exoesqueleto, que não cresce, não o acompanha. Por isso, em certos períodos da vida, os artrópodes abandonam o exoesqueleto, crescem e fabricam outra maior: Esse processo é chamado de MUDA.
Moluscos
O corpo mole, que dá nome ao filo, é característica de todos os representantes do grupo. Mas, apesar do corpo macio, que atrai a atenção de predadores, os moluscos possuem defesas. Uma delas é a concha de calcário, que está presente na maioria desses animais. Na classe dos gastrópodes estão os caramujos (aquáticos- em geral são marinhos, mas também são encontrados em água doce), os caracóis (geralmente terrestres, têm a concha mais fina que a dos caramujos) e as lesmas (terrestres e marinhas). Na cabeça do caracol ficam os órgãos dos sentidos: ele possui tentáculos com olhos e tentáculos especializados no olfato e no tato. Na cabeça também está a boca, na qual, em muitos moluscos, existe uma língua com dentes de quitina (uma substância dura), chamada de RÁDULA.
Anelídeos
A musculatura de cada anel da minhoca pode contrair-se separadamente, desse modo, ela consegue encurtar uma parte do corpo e esticar a outra, o que a ajuda a cavar túneis, e a se deslocar no solo.
As minhocas se alimentam de detritos orgânicos, principalmente vegetais, que são ingeridos com terra. Armazenam o alimento no papo e depois o trituram na moela. Elas respiram pela pele, a chamada respiração cutânea. O oxigênio é transportado até as células pelo sangue combinado com uma substância vermelha, a hemoglobina. As minhocas não possuem olhos, mas têm células sensoras espalhadas pela pele de todo o corpo. São hermafroditas, mas não se reproduzem sozinhas. Quando duas minhocas se unem, elas trocam espermatozoides. E cada minhoca armazena temporariamente os espermatozoides que recebeu da outra.
Nematoides
O corpo dos nematoides tem forma delgada, pontas afiladas e musculatura desenvolvida. São essas características que os tornam capazes de dar "chicotadas" no ar. Por isso esses vermes podem enfiar-se facilmente entre os grãos do solo ou atravessar os tecidos de outros seres vivos.
Ao contrário dos platelmintos, os nematoides possuem um tubo digestório completo, ou seja, com duas aberturas: uma delas, a boca, para a entrada do alimento, e a outra, o ânus, para a saída dos restos não digeridos.
O Ascaris lumbricoides, nome científico da popular lombriga, ataca 25% da população mundial, provocando a ASCARÍASE ou ASCARDÍASE.
As lombrigas podem ser consideradas gigantes entre os nematoides, pois medem entre 15 e 40 centímetros de comprimento, comprida né? Pois então, ela é comprida assim como a maioria dos nematoides, esses vermes têm sexos separados.
Acima, a imagem de um Nematoide de vida livre (que não é parasita)
Heey galera!
Eaí, como vão os estudos? Tudo certo? Como está indo em biologia/ciências? A Ciência na Net está embarcando para melhor desenvolvimento e desempenho, mas agora, falando sério como vão suas notas? Ainda é cedo pra falar? Ah mas pra estudar nem um pouco! Eu Yasmin Araujo vim aqui pra dar um alô pra você que estuda ou não, mas se informa! Fique a vontade para vasculhar o blog! Ele foi feito pra vôce! Acesse quando quiser, palpite, leia, comente, simplesmente o aproveite! Até a próximo recado, não vai perder hein!
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016
Platelmintos
Os platelmintos que causam doenças, como a solitária e o esquistossomo, são vermes parasitas, ou seja, que vivem à custa de outros seres vivos.
Mas existem vários platelmintos que vivem livremente e podem ser encontras em ambientes aquáticos-na-água do mar ou na água doce; ou em terra úmida. Um exemplo são as várias espécies de planária, que podem medir de alguns milímetros a 60 centímetros de comprimento.
As tênias, ou solitárias, são platelmintos parasitas que passam parte de seu ciclo de vida no intestino delgado humano e provocam uma doença chamada Teníase.
A maioria delas mede entre 3 metros e 8 metros de comprimento e têm a aparência de uma longa fita.
A tênia fecunda a si própria (autofecundação) dobrando o corpo e unindo dois segmentos para trocar espermatozoides. Após a fecundação, os segmentos maduros, isto é, cheios de ovos, se desprendem do corpo do verme e saem com as fezes do hospedeiro.#BônusFérias
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016
Cnidários
O corpo de alguns cnidários, como a actínia ou anêmona-do-mar, os corais e a hidra, são cilíndricos com uma abertura na parte superior, que corresponde à boca. Em geral são sésseis (não se deslocam voluntariamente do seu ponto de fixação) ou então se movimentam pouco. Cnidários com essa forma corporal são chamados de polipos.
O corpo dos cnidários é recoberto por um tecido denominado epiderme. Nele existem células especializadas, chamadas cnidócitos ou cnidoblastos, que estão mais concentradas nos tentáculos.
Dentro dos cnidócitos há uma cápsula, o nematocisto. Ele contém uma espécie de fio enrolado com uma ponta que funciona como um arpão.
Nos cnidários encontram-se duas formas de reprodução: a assexuada e a sexuada. #BônusFérias
Poríferos
O corpo das esponjas é cheio de poros (aberturas). Ele é um pouco diferente do corpo dos outros animais, pois não têm órgãos nem tecidos típicos, por exemplo. Outra diferença: esses animais são também os únicos que não possuem células nervosas.
As esponjas são organismos aquáticos sem meios de locomoção.
Dentro da esponja há células com um fio, o flagelo. Essas células movimentam o flagelo e fazem uma corrente de água penetrar pelos poros do corpo do animal. A água que atravessa os poros passa pela cavidade central do corpo das esponjas, o átrio, e sai por uma abertura situada na parte de cima, o ósculo. As esponjas são chamadas de ANIMAIS FILTRADORES, pois o corpo delas parece uma peneira a filtro: à medida que a água passa por seus poros, as pequenas partículas de alimento são retidos. #BônusFérias
Fungos
Assim como as bactérias, os fungos são importantes decompositores. Eles se alimentam de substâncias orgânicas de folhas mortas, de cadáveres e de outros resíduos orgânicos que se encontram no solo e na água. Dessa forma, devolvem os sais minerais e a água ao ambiente, contribuindo para a reciclagem da matéria.
Existem muitos outros fungos parasitas de plantas, que podem destruir plantações inteiras. E há também fungos parasitas de animais, como aqueles que se instalam no corpo humano e causam a frieira, a micose, a candidíase oral (o popular "sapinho") e outras doenças semelhantes.
Outros são utilizados na fabricação de álcool, bebidas alcoólicas, pães, queijos e antibióticos.
Por terem características próprias, que não são encontradas em outros seres vivos, os fungos foram classificados em um reino só deles: o reino fungi. #BônusFérias O fungo da laranja, também conhecido como fungo de casca de laranja ou Aleuria aurantia, tem uma aparência distinta.
terça-feira, 2 de fevereiro de 2016
As Bactérias
As bactérias são organismos unicelulares. As bactérias que provocam doenças são chamadas de bactérias patogênicas (patas significa 'doença'; gênica significa 'que gera', que produz).
Dizemos que são procariontes ou procariotos. Ao redor da membrana da célula há um envolvitório que protege a bactéria; (parede celular). Algumas bactérias apresentam filamentos, os filamentos, que permitem o deslocamento da célula por movimentação de rotação.
Algumas são esféricas e recebem o nome de cocos; outras têm a forma de um bastão; são os bacilos. Há ainda os vibriões, bactérias que parecem vírgulas. E algumas, como as espiroquetas, têm a forma de hélice, como um saca-rolhas. A maioria das bactérias são heterotróficas, mas há certas bactérias que são autotróficas. #BônusFérias
Os Vírus
Os vírus não são formados por células, não respiram nem se alimentam como os outros seres.
Por serem muito menores, até menores que as bactérias, os vírus não podem ser vistos nem mesmo com o auxílio do mais potente microscópio óptico.
A organização dos vírus é muito simples: eles são envolvetórios ou cápsulas de proteína (ás vezes, apresentam substâncias adicionais) que abrigam material genético.
Por apresentarem uma organização muito simples, os vírus não têm como produzir as próprias proteínas.
A reprodução de um vírus é chamado de BACTERIÓFAGO. #BônusFérias
Um músculo contém: as células musculares, células capazes de se contrair; vasos sanguíneos, que levam alimento e oxigênio para as células; nervos, que dão o sinal para a contração do músculo, e o tecido conjuntivo que contém gordura, proteínas e vários tipos de célula. Com base nessas informações, responda: O músculo é um tecido, um gorgão ou um sistema? Justifique sua resposta.
O músculo é um órgão, já que formado por vários tecidos, como o tecido muscular, o tecido conjuntivo, o tecido nervoso e o sangue.
Você conhece o ditado "Uma andorinha só não faz verão"? De fato, as andorinhas voam sempre em grandes grupos e migram de regiões mais frias para regiões mais quentes em certas épocas do ano. Mas não é isso que o ditado quer dizer. Os ditados populares tentam passar algum ensinamento. Como você poderia relacionar esse ditado com algo que estudou e que se refere a células, tecidos e órgãos?
O ditado pode ser aplicado ao fato de que uma única célula não consegue realizar determinada função. É preciso que um conjunto de células atue, formando um tecido ou um órgão, para que a função seja executada.
Célula Vegetal
Os nomes citados na imagem acima fazem parte da célula vegetal, assim contendo funções, as postagens anteriores do blog que estão com o marcador de "Bônus_Férias_CV" explicam a função de cada um destes nomes acima. Obrigada. - A Ciência na Net
Parede Celular
A parede Celular é uma estrutura rígida, que confere à célula uma maior definição de forma e também de rigidez. Essa rigidez é formada como caixas que circundam, protegem e dão forma a cada uma de suas células. #BônusFérias
Ribossomo
Os ribossomos são grânulos livres imersos no hialoplasma das células procarióticas e eucarióticas e também aderidos ao retículo endoplasmático, recebendo a denominação de retículo granular. Quando participam da síntese celular, essas estruturas permanecem agrupadas ao filamento de RNA mensageiro, formando os polissomos. #BônusFérias
Vacúolo
O vacúolo é um espaço grande presente na célula vegetal. Neste espaço, que é uma espécie de bolsa, há um fluido aquoso conhecido como suco celular.
Os vacúolos estão localizados no citoplasma da célula. Assim como as outras organelas celulares, os vacúolos também possuem uma importante função para o funcionamento da célula. Além de atuarem como reservatório de substâncias, também fazem a regulação das trocas de água que ocorrem no processo de osmose. #BônusFérias
Cloropasto
Os cloroplastos são as organelas mais importantes do grupo dos plastos ou plastídeos, classificados como cromoplastos, pois possuem pigmentos coloridos. Nesse grupo há também os leucoplastos, que são incolores e não fazem fotossíntese, como os amiloplastos, que armazenam amido, e os oleoplastos, que armazenam óleo.
#BônusFérias
segunda-feira, 18 de janeiro de 2016
A Ciência na Net no Facebook
Heey galera, estamos evoluindo aos poucos e agora, temos uma página no face, onde você pode nos acompanhar por lá, com questões instantâneas. Postamos nos dois e mandaremos o link da questão para em um clique, você surgir no nosso blog e se informar de tudo que precisa! Aproveita para se inscrever na nossa página! Fique à vontade, foi feita pra você! O link da nossa página está no comentário deste post! A Ciência na Net, A Ciência que estuda o seu estudo!
A Ciência na Net no Pinterest
A Ciência na Net tem também, uma conta no Pinterest onde você encontra imagens fantásticas especialmente pra você! Nos segue lá! Esperamos por você! pinterest.com/acienciananet
Célula Animal
#BônusFérias Os nomes citados na imagem acima fazem parte da célula animal, assim contendo funções, as postagens anteriores deste blog que estão com o marcador de "Bônus_Férias_CA" explicam a função de cada um destes nomes acima. Obrigada. - A Ciência na Net
sexta-feira, 15 de janeiro de 2016
Nucléolo
Um nucléolo é uma estrutura especializada no núcleo, que é formado a partir de vários cromossomas e é ativa na síntese de ribossomas.O nucléolo, cuja função principal é montar ribossomos.
A maioria dos nucléolos em eucariotos superiores também conter centros fibrilares, que são os equivalentes interfase das regiões organizadoras de nucléolo. #BônusFérias
Lisossomo
Lisossomos ou lisossomas citoplasmáticas, têm como função a degradação de partículas advindas do meio extra-celular, assim como a reciclagem de outras organelas e componentes celulares envelhecidos. Os lisossomos são formados no Complexo de Golgi (outra importante organela presente no citoplasma). A estrutura de um lisossomo tem sua origem a partir do processo de síntese e transformações que envolvem a complexidade celular. #BônusFérias
quinta-feira, 14 de janeiro de 2016
Centríolo
Tem grande importância no processo de divisão celular; Participam da organização do fuso miótico (estrutura do citoesqueleto envolvida na meiose e mitose); Atuam na formação dos cílios e flagelos (apêndices das células em forma de filamentos). Em alguns organismos pluricelulares, por exemplo, nas esponjas, o batimento flagelar cria correntes de água que percorrem canais e cavidades internas, trazendo, por exemplo, partículas de alimento. #BônusFérias
terça-feira, 12 de janeiro de 2016
Retículo Endoplasmático
Atua no processo de síntese e transporte de proteínas; Participa do metabolismo de lipídios; Atua também no transporte intracelular (dentro da célula). O retículo endoplasmático rugoso, também chamado de ergastoplasma, é formado por sacos achatados, cujas membranas têm aspecto verrugoso devido à presença de grânulos. Já o retículo endoplasmático liso é formado por estruturas membranosas tubulares, sem ribossomos aderidos, e, portanto, de superfície lisa. #BônusFérias
Membrana Celular
A membrana celular(ou membrana plasmática ou membrana citoplasmática ou plasmalema) é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. A célula a usa para captar os elementos do meio exterior que lhe são necessários para o seu metabolismo. #BônusFérias
Complexo de Golgi
É uma organela encontrada em quase todas as células eucarióticas.Tem por funções armazenamento, transformação e empacotamento de substâncias que são produzidas na síntese celular. #BônusFérias
Cromossomo
Portador de genes. Cada cromossomo abriga inúmeros genes, dispostos em ordem linear ao longo do filamento. Atualmente, estima-se que em cada cada célula HUMANA existem 20 mil a 25 mil genes. #BõnusFérias
domingo, 3 de janeiro de 2016
Mitocôndria
Exercem uma importante função nas células: São elas que realizam o importante processo de respiração celular.
#BônusFérias
Membrana Nuclear
Corresponde ao envoltório que controla a entrada e saída de substâncias do núcleo para o citoplasma. #BônusFérias
Núcleo
O núcleo é responsável por todas as funções celulares, principalmente o controle das reações químicas celulares.Tem também a função de armazenar todas as informações genéticas.O núcleo tem uma estrutura organizada quando não está se dividindo, esse processo é chamado de interfase.
#BônusFérias
Citoplasma
Tem a função de separar as duas membranas (membrana nuclear e a plasmática), ele também auxilia na norfologia da célula e armazena nutrientes indispensáveis à vida. Nas células animais, o citoplasma ocupa cerca de metade do volume total da célula.
#BônusFérias
Assinar:
Postagens (Atom)